Projetos e Pesquisas

  Efeito da salinidade na germinação de sementes de quatro espécies de plantas medicinais em várias épocas do ano

 Os desmatamentos e a exploração predatória de algumas espécies de plantas medicinais colocam em risco a preservação das mesmas. Diante deste quadro, soluções devem ser buscadas para que as espécies vegetais com potencial medicinal sejam investigadas e preservadas para as gerações atuais e futuras. Estudos de manejo sustentado dos locais de ocorrência natural de plantas já exploradas comercialmente devem ser incentivados, assim como o estudo agronômico das plantas de interesse a medicina. Um dos principais problemas para o cultivo em regiões áridas e semi-áridas é a salinidade que faz com que a população final de plantas no campo seja variável, interferindo desde o processo germinativo até a produção. As plantas cultivadas apresentam diferentes respostas a esse fator, variando desde sensíveis até tolerantes. A tolerância ao estresse salino pode ser função do controle da aquisição e da alocação de sódio na planta, do reajustamento osmótico e de outros processos fisiológicos do vegetal, tendo grande influência as condições climáticas como a temperatura que potencializam o efeito salino em determinas épocas do ano. O objetivo do presente trabalho consiste em avaliar os efeitos de diferentes níveis de salinidade (1; 2; 3; 4; 5 e 6 dS m-1) em diferentes épocas de cultivo ao longo do ano na germinação das espécies medicinais de alecrim, alfazema, erva doce e manjericão. O trabalho será conduzido em condições de laboratório e campo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus de Sobral. Utilizar-se-á o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições, colocando-se 36 sementes por unidade experimental, os resultados obtidos serão submetidos a analise estatística.

 

Avaliação da biomassa e da produção de óleo essencial do manjericão submetido a diferentes tipos de adubação

O manjericão é uma planta medicinal com grande perspectiva de crescimento, sendo necessário para aperfeiçoar sua produção, o estudo de algumas práticas agrícolas. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do adubo orgânico (esterco bovino) com relação ao adubo mineral na produção de biomassa e produção de óleo essencial. O experimento será conduzido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Sobral. Serão utilizadas mudas originadas do horto de plantas medicinais da Universidade Federal do Ceará, as mesmas serão transplantadas em canteiros de acordo com o delineamento estatístico em blocos casualisados com três tratamentos: adubação orgânica (5 e 10 kg m-2 de esterco de gado curtido ) e adubação mineral (2 kg m-2 de N-P-K (10 – 10 – 10)), com quatro repetições. Serão analisadas as variáveis: Altura da planta, comprimento e largura da folha, massa fresca total, massa seca foliar e rendimento do óleo essencial.

 

 Projeto de Capacitação em Agricultura Irrigada (CNPq / IFCE Campus Sobral)

  O projeto de Capacitação em agricultura irrigada, financiado pelo CNPq e desenvolvido pelo IFCE Campus Sobral, sob a coordenação da Profª Dra. Waleska Martins Eloi, tem como objetivo proporcionar aos jovens de 12 a 18 anos da zona rural uma visão integradora do manejo de solos, água, fertilizantes e dados agroclimatológicos, possibilitando o aprendizado de conhecimentos ligados à agricultura irrigada, de modo a dar melhores condições de trabalho e transferência de tecnologias aos produtores, hoje tão carentes em processos modernos de produção. O projeto conta com o apoio da bolsista de extensão do CNPq Navilta Veras do Nascimento.

Fotos dos jovens participantes, instrutores e visitantes  do  Projeto de Capacitação em Agricultura Irrigada  no Município de Senador Sá - CE.

 

 Sazonalidade na qualidade da Água de Irrigação em Açudes da Bacia do Rio Acaraú, Ceará 

 O projeto  tem como objetivo avaliar as características qualitativas das águas utilizadas para irrigação em açudes da Bacia do Rio Acaraú - Ceará, durante um período de um ano irão ser coletadas amostras de água dos principais açudes usados para irrigação na região (Acaraú Mirim, Ayres de Souza, Araras, Edson Queiroz, Forquilha e Sobral), em intervalos de dois meses cada coleta. Os pontos de coletas serão cadastrados e realizar-se-á análises físico-químicas das amostras coletadas (condutividade elétrica, pH, cátions e ânions), e posteriormente os resultados obtidos serão submetidos a analise estatística e interpretados, visando à obtenção de informações para subsidiar uma proposta de modelo para gestão racional e sustentável do uso da água de irrigação na região. O mesmo conta com a participação de 2 bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq (Jeniffer Vasconcelos de Lira e Mariana Alexandre de L. Sales).

 Comparação de métodos para determinar a necessidade de calcário dos solos ácidos do Estado da Ceará

 Comparar as recomendações de calcário para os solos ácidos da região norte do Estado do Ceará a partir dos métodos da elevação dos teores de cálcio e magnésio, elevação da saturação por bases e neutralização do alumínio.. 

 Estimativa da acidez total dos solos da região norte do Estado do Ceará
 

Estimar a acidez total dos solos mediante a correlação entre os valores do pH SMP de solos e os valores de H + Al determinados pleo método do acetato de cálcio.. 

 Avaliação microbiológica das merendas a base de leite oferecidas em creches municipais da cidade de Sobral

Verificarr as condições higiênicos e sanitárias das cozinhas de 19 creches municipais da cidade de sobral, através da coleta de merendas a base de leite e análise microbiológicas destas no laboratório do Instituto Federal do Ceará campus Sobral. Por ser um alimento de alta perecibilidade, o leite quando mal acondicionado ou manipulado pode desenvolver sintomas como diarréia, dores abdominais ou febre em crianças..

 Perfil da qualidade e origem botânica dos méis de abelha apis e melipona, produzidos e comercializados no noroeste do estado do Ceará

 Projeto de pesquisa que verificará a qualidade físico-química dos méis de abelhas do gênero apis e melipona, bem como estudará a origem botânica desses méis por meio da melissopalinologia..

 

 Inovação na elaboração de bebida láctea fermentada sabor maracujá usando soro de leite de cabra, polpa de fruta regional e adoçado com mel de abelhas africanizadas

 

 

 

Avaliação da Degradação dos Solos causado por Sais no Perímetro Irrigado Baixo Acarau - Ceará

 O projeto é conduzido com alunos do curso Tecnico em Fruticultura do IFCE-Sobral em area de produtor do perimetro irrigado Baixo Acarau.

 

 Avaliação da Degradação dos Solos causado por Sais no Perímetro Irrigado Baixo Acarau - Ceará

 O projeto é conduzido com alunos do curso Tecnico em Fruticultura do IFCE-Sobral em area de produtor do perimetro irrigado Baixo Acarau.