Fruticultura no Nordeste
17-05-2012 21:34
No Globo Rural desta terça-feira você vai ver a safra de melão no Rio Grande do Norte, principal produtor do país. As frutas no pólo de agricultura do Baixo Acaraú, no Ceará, e o abacaxi na Paraíba, segundo maior produtor nacional.
A importância das frutas é tão grande para a economia do Nordeste que o Ceará é sede nesta semana da Frutal - Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria.
A Frutal é uma das mais importantes feiras do setor de flores e frutas no país e também tem uma grande diversidade de produtos da agroindústria, equipamentos e serviços espalhados numa área de 15 mil metros quadrados.
Na vitrine, a fruticultura brasileira. Em cada canto da feira uma jóia do agronegócio. O melão cantaloupe veio da Europa, mas se deu muito bem no litoral do Ceará. A melancia também é especial. E a sofisticação vai além do formato quadrado. “A gente está produzindo variedades um pouco maiores para fazê-la mais quadrada ainda. Além de ser quadrada, ela não tem sementes", conta o agricultor Carlos Porro.
O super tomate quase não cabe na palma da mão. Foi produzido na Serra de Aratanha, no norte do Ceará. Parece coisa de super produtores? Não é. “Isso é produto da agricultura familiar. São pequenos produtores rurais que o banco financiou e eles, com o apoio de outros parceiros como Emater, têm suporte de tecnologia”, afirma a agente de desenvolvimento Francisca Maia.
Plantas e flores tomam conta de todo um pavilhão. O produtor Everaldo Teixeira se especializou em orquídeas e palmeiras. “A orquídea não é uma planta muito exigente. Você tem apenas de dar atenção a ela e fazer a adubação folhear, pois como ela é uma planta que não é plantada no solo, você tem de fazer uma adubação folhear para ter sucesso no plantio”, revela.
A Frutal começou como uma feira de frutas e flores. Hoje é um dos mais importantes eventos da fruticultura brasileira e reúne uma diversificada lista de produtos da agroindústria em 350 estandes. Novidades para o consumidor brasileiro e para importadores de 17 países.
Nos próximos três dias a feira mostra o Nordeste farto e doce graças à agricultura irrigada.
Este ano o tema da feira é o agronegócio e a responsabilidade social, por isso nos três dias de evento os visitantes e produtores terão acesso a seminários, palestras técnicas, oficinas e cursos. São 250 especialistas de vários setores da fruticultura, floricultura e agroindústria.
Data Edição: 11/09/07
Fonte: Globo Rural e https://www.abanorte.com.br/noticias/fruticultura-no-nordeste
———
Voltar