Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE)

06-09-2010 19:35

Com a adesão de 10 novas instituições, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE), que funciona desde janeiro sob a  coordenação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), passa a abrigar 16 Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência  e Tecnologia (ICTs) públicas e privadas, sediadas no Ceará.
A Uece promoveu evento, na semana passada, para apresentar a Redenit-CE ao público. Na presença dos representantes de todas as instituições integrantes da Redenit-CE, o coordenador geral da iniciativa, Vladimir Spinelli Chagas, falou sobre a rede - cujo objetivo principal é organizar e estimular parceria entre os NITs das ICTs públicas e privadas existentes no Ceará, bem como apoiar a  criação de novos Núcleos, para a promoção do desenvolvimento, da proteção e da transferência da inovação tecnológica para o mercado.
Spinelli apresentou as ações da Redenit-CE, que neste ano registrou cerca de 40 patentes de ICTs a ela integradas. Ele enfatizou ainda que a rede busca identificar e gerar estratégias para que o grande número de pesquisas desenvolvidas atualmente pelas ICTs possam se transformar em  inovação.
Participaram do evento o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap), Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno, o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Francisco Carvalho, representando o secretário René Barreira, e o coordenador técnico da Redenit-CE, Luiz Eduardo Tavares.
As 10 novas instituições que passaram a integrar a Redenit-CE são: Universidade de Fortaleza (Unifor), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Itic), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Empresa Brasileira de Agroindústria Tropical (Embrapa CNPAT), Empresa Brasileira de Ovinos e Caprinos (Embrapa CNPC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), Instituto Atlântico, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A Redenit-CE foi formada inicialmente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
(Informações da Assessoria de Comunicação da Redenit-CE

Fonte:Jornal da Ciência

Voltar